PUBLICIDADE

Cães entendem palavras como crianças de um ano, diz estudo

Reprodução: Internet

O cérebro dos cães não processa a diferença entre duas palavras que têm apenas um som, descobriu um estudo. Isso é semelhante ao modo como as crianças processam as palavras por volta dos 14 meses e pode explicar por que os cães aprendem apenas um punhado de palavras ao longo de suas vidas.

Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, usaram a eletroencefalografia não invasiva (EEG) para estudar a atividade cerebral de cães. Selecionaram cães que não passaram por nenhum treinamento especial e puseram os eletrodos em suas cabeças. Eles então gravaram as palavras que os cães conheciam, palavras sem sentido que soavam semelhantes e palavras sem sentido que soavam completamente diferentes, e registraram como os cães responderam a essas palavras.

A atividade cerebral mostrou que os cães podiam distinguir palavras familiares de palavras sem sentido em cerca de 200 milissegundos, uma escala de tempo semelhante à dos humanos.

O estudo também descobriu que, apesar da notável capacidade dos cães de processar sons, eles não conseguiam distinguir palavras que conheciam (por exemplo, “senta”) de palavras sem sentido que diferiam apenas por um som (por exemplo, “penta”). Esse fator faz com que seu poder de processamento tenha o mesmo que de uma criança de um ano.

cachorro e crian%C3%A7as
Reprodução: Meus animais

No entanto, os pesquisadores acreditam que isso não foi por causa de sua inteligência limitada, mas porque eles não prestaram atenção a todos os sons da palavra.

PUBLICIDADE

“Similarmente ao caso de bebés humanos, especulamos que a similaridade da atividade cerebral dos cães para palavras de instrução que conhecem e para palavras sem sentido semelhantes reflete não restrições de percepção, mas preconceitos de atenção e processamento”, explicou o Dr. Attila Andics, investigador principal do MTA -ELTE ‘Lendület’ Grupo de Pesquisa em Neuroetologia da Comunicação.

PUBLICIDADE

Os cães podem não prestar atenção a todos os detalhes do som da fala quando ouvem as palavras.”

PUBLICIDADE

Entre 14 e 20 meses de idade, bebês humanos aprendem a notar diferenças entre palavras com sons semelhantes, e seu vocabulário se expande rapidamente. No entanto, pesquisas mostram que os cães nunca aprendem essa habilidade, portanto, apesar de serem uma família cercada pela linguagem humana ao longo da vida, eles aprendem apenas uma média de 165 palavras durante a vida.


CONTINUAR LENDO →

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui